PIEDADE / SP
atendimento@embarqueagora.com.br 1532442607

A ''reinvenção'' no mundo do Turismo pós-covid-19

0 Curtidas. 92111 Visualizações

Diminuição de circulação de dinheiro em moeda, cuidados com higiene redobrados, selo “turista seguro” e muito mais.  

Diminuição de circulação de dinheiro em moeda, cuidados com higiene redobrados, selo “turista seguro” e muito mais. Confira as apostas e projeções das grandes economias. Também, veja Conselhos ao redor do mundo sobre a retomada do cenário do novo normal pós-covid.

Turismo pós-pandemia.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) tem feito estudos de como será o novo normal pós-covid. Melhor dizendo, a partir do momento em que os países começarem a flexibilizar os bloqueios devido à pandemia e facilitar as entradas. Nas últimas semanas, a entidade organiza os esforços do setor privado e compartilhando boas práticas para estimular a retomada do turismo.

NOVOS PROTOCOLOS

Enquanto você, viajante, começa a planejar sua próxima viagem, todo o setor está se reorganizando. Novos protocolos estão sendo criados, estudados e validados para tudo. Da sua entrada no aeroporto ao desembarque, do check in nos (bons) hoteis até a arrumação no quarto. Tudo está sendo repensado. Num primeiro momento serão utilizadas tecnologias a fim de limitar o contato entre funcionários das aéreas e dos hoteis e os passageiros.

MEDIDAS SANITÁRIAS COMPLEXAS

No novo normal pós-covid, a limpeza será mais intensa e mais fiscalizada. Nos cruzeiros, a resolução é de que funcionários passem a usar luvas em tempo integral, trocadas com frequência, além de intensificara limpeza dos quartos. Já aviões passarão por processos de desinfecção mais rigorosos, que vão desde a utilização de desinfetantes em cada pequena parte do avião até jatos de spray eletrostático. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo levanta a possibilidade de rastreamento de passageiros através de aplicativos a fim de interceptar qualquer possível foco de disseminação do vírus.
estações de álcool gel para as mãos em pontos frequentes, inclusive onde a bagagem é armazenada, pagamento contactless em vez de dinheiro, uso mais frequente de escadas em vez de elevadores e equipamentos de ginástica com maior distância entre eles são algumas das ações que poderão ser vistas em um futuro breve.

MAIS ESCADA, MENOS ELEVADOR

Prepare as panturrilhas, viajante! O WTTC ponderou que as viagens de navio deverão sofrer alterações para incentivar o distanciamento social. Entre elas, está o incentivo para o uso escadas, já que a regra de espaçamento de dois metros entre as pessoas é mais facilmente cumprida do que dentro de um elevador. E também a menor quantidade de aparelhos de ginástica nas academias (ponto negativo pros marombeiros). 

OS MAIS JOVENS QUEREM VIAJAR ANTES

A tendência é a de movimentação de compras de viagens por pessoas mais jovens. Especificamente entre 18 e 35 anos. O WTTC acredita que as primeiras pessoas a comprarem pacotes de viagens serão as mais jovens, especificamente na faixa etária entre 18 e 35 anos. Tal previsão tem embasamento no número de casos de covid-19 envolvendo viajantes nessa idade, que teriam um prognóstico de recuperação melhor em relação aos mais idosos. Além disso, essa faixa etária vem de gerações mais destemidas, que lidam melhor com riscos.

BOAS PRÁTICAS – UM PACTO COLETIVO PELA SAÚDE

Em toda parte estão sendo implantados guias de conduta, manuais de boas práticas, verdadeiras “regrinhas” nos ensinando a viver de novo. Não é só no turismo: é na vida. E esse é o novo normal pós-covid. O próprio Ministério do Turismo Brasileiro apresentou no dia 08/05/2020 o programa Turista Protegido. As medidas incluem, além de orientações, um selo para estabelecimentos que demonstra que aquele local segue os parâmetros e práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a circulação de pessoas.
O selo segue o modelo do selo de Portugal, “Clean & Safe”, que tem o mesmo objetivo e parâmetros parecidos. GOL DO BRASIL, finalmente.

O Programa Turista Protegido é um certificado para as atividades turísticas que assegurarem o cumprimento de requisitos para prevenção da Covid-19. Inicialmente, estão previstos 16 protocolos de boas práticas, que buscarão ser segmentados de acordo com as especificidades de cada um dos setores atendidos, como meios de hospedagem, agências de viagens, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo, guias de turismo. A orientação para cada categoria será divulgada nos próximos dias pelo Ministério do Turismo.

Todas essas medidas implantadas localmente, ou seja, cada uma em seu país ou empresa aérea/marítima, formam um grande pacto coletivo pela saúde mundial sem deixar que o setor Turístico, importante motor da economia, deixe de movimentar.

É importante pra você, viajante, saber e praticar de agora em diante:

  • Comprar com suporte de um especialista vai ser essencial nas próximas viagens para compreender as novas mudanças;
  • Ficar esperto: haverá grandes oportunidades justamente porquê o mercado precisa se reabastecer, mas também grandes ciladas;
  • Se cuidar e pensar no outro! A vida vale sim o preço do seguro de viagens e ponto. Você pode discordar do uso de máscara, mas se for obrigatório pela companhia aérea use, e use nem que seja pelas outras pessoas que vão se sentir mais seguras de te ver com ela. É tempo de empatia;
  • Não é hora de tentar fazer malabarismos com horários, conexões desvinculadas e afins. Os procedimentos nos aeroportos vão estar mais lentos, as filas com distanciamento obrigatório entre um passageiro e outro (portanto com a ilusão de serem maiores). Em tempo de procedimento diferente, não é hora de dar bobeira!

Fica de olho nas dicas. Siga no Instagram pra se atualizar o tempo todo.


PUBLICADA EM: 26/05/2020 10:48:56 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: viagem turismo abril, Panrotas,