PIEDADE / SP
atendimento@embarqueagora.com.br 1532442607

Checklist de viagem: 12 dicas para planejar a sua viagem

0 Curtidas. 92191 Visualizações

Viajar é ótimo, mas sem um bom planejamento pode ser um pouco complicado. Afinal, desde a escolha do destino até o momento do desembarque são vários fatores que precisam ser considerados para o seu passeio sair como esperado.  

O que muitos desconhecem é que o checklist deve ser montado antes mesmo da escolha do destino de viagem. Alguns itens são básicos e facilitam muito o seu planejamento, independente se é uma viagem de férias ou a trabalho.  

Afinal, são muitos detalhes para se atentar, documentos, o que levar na mala, onde se hospedar, etc. 

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a organizar seu passeio de forma simples e prática. Vamos começar? 


1- Escolha seu destino 

checklist de viagem: destino
Fonte: banco de imagem

Quando se começa um planejamento de viagem qual deve ser o primeiro item do checklist? Claro que é o destino! Afinal, se ele não está definido muitos outros itens da lista não podem ser riscados.

Escolher o destino não é a tarefa mais fácil.  É bom ter em mente qual tipo de passeio você deseja fazer, para conseguir decidir para onde quer ir. 

Antes de mais nada é preciso definir se será uma viagem em grupo de amigos, em família ou sozinho. Logo em seguida pense se deseja ir para um destino mais quente ou com temperaturas mais frias. Decidindo esses dois pontos você já consegue eliminar algumas opções na sua lista e fica mais fácil de decidir para onde ir. 

Também leve em consideração se você prefere o litoral, montanhas ou até mesmo algum tipo de  gastronomia

Destinos nacionais mais procurados

Claro que vamos dar uma ajudinha para decidir o seu destino e riscar o primeiro item do seu checklist de viagem. 

Para quem gosta de praia, o nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados, uma vez que tem opções para todos os tipos de turistas, desde quem vai sozinho, até quem está viajando com crianças. 

Entre os lugares mais famosos estão: NatalBahiaAracajuFortalezaMaceió. E não é só fama que tem por lá não, esses destinos possuem algumas da paisagens mais bonitas do mundo. 

Já se você quer visitar o sul do Brasil e conhecer belas praias tem opções como Florianópolis em Santa Catarina. No Sudeste, não deixe de visitar as praias do Rio de JaneiroCabo Frio Vitória

E uma viagem de férias, não precisa ser apenas para a praia. O Brasil tem ótimos destinos para quem quer aproveitar o inverno, como em Gramado ou Campos do Jordão

Ou ainda para os mais radicais que curtem o ecoturismo, destinos como BonitoChapada dos Guimarães e toda a região do Pantanal brasileiro são ideais para quem busca contato com a natureza durante a viagem. 

Destinos internacionais

Para quem quer viajar para o exterior também são muitas opções. Os fãs de calor vão adorar todas as praias do Caribe. Aproveitamos para destacar as praias da Colômbia, e Aruba

mochilão pela América do Sul também é uma boa opção, principalmente para quem quer conhecer vários países durante a mesma viagem e poder economizar.

Agora, se você tem pelo menos 15 dias disponíveis para viajar, um tour pela europa também é viável. Pois muitos países são pequenos e tem acesso facilitado. 

2- Fique atento à documentação

checklist de viagem: documentação
Fonte: banco de imagem

Depois de escolher o destino é importante verificar quais os documentos obrigatórios necessários para viajar. 

Esse item do seu checklist de viagem é o mais importante, inclusive, o coloque duas vezes, uma no início e outra no final da lista para que você confira mais uma vez se está tudo certo. 

Definindo o seu destino, existem exigências diferentes para quem vai viajar dentro do Brasil e quem vai viajar para outro país. Veja abaixo para entender melhor!

Documentos viagens nacionais

Em uma viagem nacional são poucos documentos exigidos. Ainda assim, importantíssimos e que podem até te impedir de acessar algum local. 

O primeiro é a carteira de identidade com foto recente, ou qualquer outro documento de identificação com foto, como passaporte, carteira de trabalho ou a carteira de motorista. Você precisa desse documento para as viagens de avião, ônibus ou trem, sem ele é impossível embarcar. 

Mas, mesmo que a viagem seja feita de carro, podem ocorrer blitz ou qualquer outra necessidade de apresentar uma identificação. Então, esteja com ela em mãos o tempo todo. 

O CPF também é um documento muito exigido, algumas identidades já possuem os números, se não for o seu caso, leve ele por precaução. 

Documentos viagens internacionais

Já para viagens internacionais podem ser necessários mais documentos. O passaporte é o principal documento para conseguir embarcar. Países como os Estados Unidos exigem visto e sem ele é não é permitido a permanência. 

Além disso, outros documentos e comprovantes são exigidos como: passagens de ida e volta, comprovante financeiro mostrando ter condições de permanecer no país, seguro viagem e comprovante de vacina contra febre amarela. 

Esses são os documentos pedidos em quase todos os países, lembrando que cada um tem as suas exigências e o visto pode ou não ser obrigatório. Para isso, antes da viagem, consulte o site do consulado do destino e veja a lista de documentos atualizada. 

3- Defina a duração da viagem  

Destino escolhido, documentos separados e organizados, agora é a hora de planejar de maneira mais prática a viagem e começar a esboçar o roteiro

A duração vai variar muito, pois pode ser um final de semana, ou um mês inteiro. Isso vai depender de quanto tempo você tem disponível. 

Viagens nacionais costumam ser feitas em menos dias, entre 3 a 7 dias pode ser suficiente para conhecer um destino. 

Já as viagens internacionais, deve-se levar em consideração também o tempo de ida e volta, tem destinos que só o voo pode durar mais de 20 horas. Logo, dois dias são apenas de deslocamento. Para aproveitar bem um destino internacional, reserve no mínimo 7 dias. 


    4- Planejamento de gastos

    Algo importante de saber sobre o checklist de viagem é que seguindo a ordem que estamos sugerindo vai facilitar o seu planejamento. Afinal, somente depois de definir quantos dias vai ficar no destino é possível pensar nos gastos médios da viagem. 

    O ideal é pensar na média de gastos por dia, depois é só somar ao período total da viagem. Mas, essa é apenas uma média e tudo vai depender do seu estilo de viagem. Deixe uma margem com um valor maior do que o esperado. Assim, se houver imprevistos você não vai “passar apertos”. 

    Os gastos essenciais, aqueles que não tem como fugir durante a viagem são:

    • alimentação
    • passeios
    • compras
    • transporte
    • hospedagem
    • passagens aéreas
    • seguro viagem
    • gastos extras

    Coloque o item com gastos extras para caso surja algo que você não estava planejando. Por mais organizado que seja o seu roteiro e programação, esses imprevistos sempre ocorrem. 

    5- Faça um planejamento dos passeios

    checklist de viagem: passagens aéreas
    Fonte: banco de imagem

    Uma dica para ajudar no planejamento e ainda economizar é escolher quais passeios deseja fazer na viagem. Ao comprar os ingressos com antecedência você evita filas e ainda consegue bons descontos

    É sempre bom pesquisar se o ponto turístico possui um site onde você pode ter mais informações sobre ele. Assim, pode conferir se vai estar aberto e o horário de funcionamento, por exemplo. 

    Até os passeios gratuitos precisam ser confirmados, pois pode ocorrer de estar em reformas ou até fechado e você não quer descobrir isso no dia da sua viagem, não é mesmo?! 

    6- Contrate o seu seguro viagem

    O seguro viagem é um dos itens mais importantes na hora de fazer o planejamento da sua viagem. Isto porque ele te deixa tranquilo contra vários imprevistos como extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, acidentes pessoais, entre outros.

    Além disso, ele garante cobertura médico hospitalar em caso de doenças e/ou acidentes acontecidos durante a viagem. 

    Em viagens internacionais, muitos países exigem a contratação do seguro viagem. Na Europa, os países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros.

    Na América, países como  Cuba e Equador exigem o seguro viagem. Entretanto, é recomendado um seguro mesmo para viajar para os países que não exigem. 


    7- Faça as reservas de hospedagem

    O ideal é fazer as reservas das hospedagens com pelo menos um mês de antecedência. Deste modo, você encontra as melhores acomodações por um preço mais barato.


    8- Compre um chip de viagem para se comunicar

    checklist de viagem: chip de viagem
    Fonte: banco de imagem

    Você certamente vai querer se comunicar e usar a internet ao chegar no destino, não é mesmo? E para isso é preciso comprar um chip de celular.

    Em destinos internacionais o chip brasileiro pode não funcionar, então nesses casos o melhor a se fazer é comprar um chip temporário de internet. Que vai te possibilitar ficar conectado e não passar por apertos. 

     tem várias opções de chips para diversos destinos. Todos com ótimas coberturas e planos adequados para cada necessidade, e você pode escolher comprar e receber no Brasil.

    10- Alugue um carro para passear pelo destino 

    Uma opção para economizar na viagem é alugar um carro para passear pelos destinos. Deste modo, você gasta menos com transporte público e pode ir a lugares mais distantes.

    Para dirigir em alguns países você precisa levar a sua carteira de motorista e a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Se você é habilitado no Brasil, antes de viajar basta ir até o Detran da sua cidade e solicitar a PID. 

    E para encontrar o veículo ideal para sua viagem com preço acessível, o indicado é consultar a Rentcars, que tem várias opções de carros e você pode locar em vários destinos.

    10- Monte sua mala

    checklist de viagem: monte-sua-mala
    Fonte: banco de imagem

    Chegou a hora de montar a mala. Antes escolher os itens é importante saber o que é permitido levar nas bagagens de mão e o que precisa ser despachado. 

    bagagem de mão tem o limite de no máximo 10 quilos, além disso, cada companhia aérea tem suas regras quanto às medidas dela. Se na hora do embarque a sua mala de mão ultrapassar o tamanho e o peso, ela pode ser despachada e nesse caso você pode ter que pagar um valor extra. 

    É importante saber também o que pode ser levado na mala de mão, ou do contrário, no momento do raio-x pode ser necessário descartar algo que não é permitido. 

    Nas malas de mão você pode levar:

    • dinheiro
    • documentos
    • chaves
    • remédios 
    • eletrônicos 
    • líquidos (devem ser armazenados em embalagens de no máximo 100ml)

    Atenção: Guarde as embalagens em recipientes de plástico transparente, ok? 

    Além da mala de mão, você pode levar mais uma bolsa pequena com você. Nesse caso, não coloque todo o seu dinheiro em apenas um lugar, separe entre a mala de mão, bolsa e na bagagem despachada.  

    Já na bagagem despachada você tem uma liberdade maior do que pode ser levado. Mas também existem limites, por exemplo, máximo 12 litros de garrafas de bebidas e que estejam lacradas. 

    Para viagens nacionais o limite de peso é de 23 quilos, já alguns nos voos internacionais podem ser de até 32 quilos por mala. Algumas passagens aéreas permitem que você tenha duas malas, mas isso deve ser conferido no momento da compra do bilhete. Caso você ultrapasse o limite de peso é cobrado uma taxa no momento de despachar a mala. 

    Na mala despachada você vai levar suas roupas, sapatos, bolsas e outros itens que serão usados durante a sua viagem. 

    Uma dica extra: Leve uma muda de roupas na mala de mão, para o caso de ter algum problema com a sua bagagem despachada. 

    11- Faça uma visita à farmácia

    É importante levar alguns remédios na viagem, afinal imprevistos podem acontecer. Leve além dos remédios, termômetro, curativos e algodão. O medicamentos que você não pode esquecer são para:

    • dor de cabeça
    • enjoo
    • dor no estômago
    • dor muscular
    • febre
    • alergia

    Também é importante ficar atento às regras de medicamentos para viagens internacionais. Por isso, verifique com antecedência a legislação do seu destino já que alguns remédios podem ser proibidos de serem transportados.

    Se você faz uso de medicamentos controlados, leve a receita do seu médico e de preferência leve uma versão traduzida para inglês. Pode ser necessário apresentar essa receita no momento do embarque. 

    12- Troque um pouco de dinheiro

    checklist de viagem: dinheiro
    Fonte: banco de imagem

    Essa dica é importante para quem vai fazer uma viagem internacional. Antes de viajar o indicado é trocar pelo menos um pouco de dinheiro. 

    Trocando o dinheiro no Brasil é possível encontrar taxas de câmbio mais vantajosas do que nos aeroportos internacionais. Se você chegar ao destino e precisar de comprar algo já tem a moeda corrente em mãos. 

    Alguns países pedem a comprovação de quanto de dinheiro você tem no momento da imigração. Isso serve para confirmar que possui condições de arcar com a sua permanência no país pelos dias indicados. 

    Além disso, o uso do cartão de crédito fora do Brasil deve ser feito com cautela, isso porque os valores podem ser diferentes no momento de pagar a fatura, devido aos impostos como o IOF. Deixe o cartão apenas para os momentos de emergências. 


    Viu como é simples planejar a sua viagem? Agora é só seguir o checklist, organizar o seu passeio e embarcar! 



    PUBLICADA EM: 25/11/2020 15:06:28 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
    Fonte: passagenspromo