PIEDADE / SP
atendimento@embarqueagora.com.br 1532442607

Turismo em 2021

0 Curtidas. 92109 Visualizações

“Turismo será primeiro setor a se recuperar”, diz secretário de Turismo do Rio de Janeiro 

Desde o final de novembro de 2020, o Rio de Janeiro tem um novo secretário de Turismo. O deputado Gustavo Tutuca assumiu o cargo e acredita que o Turismo terá um papel essencial na retomada da economia. Para ele, este será o primeiro setor a se recuperar e ajudará o estado a retomar a sua economia. Entre os seus planos está a elaboração de um calendário após a pandemia para estimular o fluxo de visitantes. Sobre o impacto do cancelamento de festas como o Réveillon e o Carnaval, Tutuca afirmou que as projeções para o verão mostram que o estado seguirá recebendo visitantes e movimentando o setor. “O Rio de Janeiro é um estado com muitas alternativas de diversão e lazer e o visitante, com certeza, saberá explorar o que temos aqui”, destacou.

– Você assumiu a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro no final de novembro. O setor é um dos mais afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Quais são os planos e projetos para o setor?
Gustavo Tutuca –
 Acredito que o Turismo será o primeiro setor da economia a se recuperar do impacto da pandemia e ajudará o estado do Rio de Janeiro na retomada. Para isso, precisamos trabalhar em estrutura e planejamento. Estamos divulgando os 10 mandamentos do Turismo Consciente, com instruções para serem seguidas por prestadores de serviço do turismo em todo o estado. Além disso, para o próximo ano, vamos preparar um calendário estadual de eventos pós-pandemia, em um cenário de vacinação já estabelecido. Assim, vamos garantir espaço e público para todos, de forma a não termos um calendário predatório, com eventos concorrendo pelo mesmo público e gerando prejuízos.

– Você acredita que o cancelamento das festas de Réveillon por parte da prefeitura pode influenciar de forma negativa a ocupação dos hotéis neste verão?
Gustavo Tutuca – 
O que temos visto com números de ocupação dos hotéis não demonstra isso. O turista adapta o seu passeio de acordo com a realidade de momento. Tanto o turista que está vindo para a capital, quanto o que tem procurado o interior do estado terá alternativas para passar a virada do ano com segurança e tranquilidade. O Rio de Janeiro é um estado com muitas alternativas de diversão e lazer e o visitante, com certeza, saberá explorar o que temos aqui.

– Destinos como Fernando de Noronha passaram a exigir teste de Covid para todos os turistas. O Rio de Janeiro pode tomar atitude semelhante? Você acredita que isso ajudaria a deixar o visitante mais seguro?
Gustavo Tutuca – Fernando de Noronha possui uma particularidade de ter apenas uma porta de entrada. Este fator facilita ao tomar este tipo de transição. Para o nosso estado, esta iniciativa é complexa e pode não surtir o efeito que desejamos. Mas, com o avanço do Plano Nacional de Vacinação e o índice de adesão, vamos pensar em alternativas para dar ainda mais segurança ao turista que visitará o nosso estado.


PUBLICADA EM: 06/01/2021 10:10:22 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: https://www.mercadoeeventos.com.br/