PIEDADE / SP
atendimento@embarqueagora.com.br 1532442607

O que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão.

6 Curtidas. 92193 Visualizações

Quantas malas você pode levar dentro do avião? Qual é o peso máximo da bagagem de mão? O que você pode levar na mala dentro da cabine? Tire essas e outras dúvidas sobre bagagem de mão em voos nacionais e internacionais e organize a sua viagem! 

Descubra agora mesmo todos os detalhes sobre bagagem de mão!

O que é bagagem de mão?

Bagagem de mão é tudo o que você pode levar dentro do avião, sem precisar despachar com o restante da bagagem.

Atualmente, é possível levar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg mais um item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro, objetos de valor.

Esta regra vale tanto para para voos domésticos quanto para voos internacionais. Porém, algumas empresas, sobretudo as companhias aéreas low cost, podem ter regras mais restritas em relação a tamanho e peso das malas.

O que posso levar dentro do avião?

  • Bolsa de mão ou maleta;
  • Peças que possam ser guardadas embaixo do banco de passageiros ou no compartimento da aeronave;
  • Casaco, sobretudo, mantas ou cobertores;
  • Guarda-chuvas ou bengalas (não pontiagudos);
  • Material de leitura para viagem em quantidade razoável.


Qual tamanho da mala permitida como mala de mão?

As dimensões da mala que você pode levar dentro do avião variam de acordo com a companhia aérea, mas no geral o tamanho máximo é de 115 cm lineares (incluindo rodas, bolsos e alças). Veja abaixo as dimensões das principais companhias do Brasil.

Tamanhos permitidos para bagagens de mão

Bagagem de mão Gol55 cm x 35 cm x 25 cm
Bagagem de mão LATAM55 cm x 35 cm x 25 cm
Bagagem de mão Azul55 cm x 35 cm x 25 cm


Qual o peso máximo da bagagem de mão?

Atualmente, o peso máximo para a bagagem de mão é de 10 kg em voos nacionais. Dependendo da classe do voo, da linha aérea e das companhias internacionais, o peso pode ser maior ou menor. Cheque todas as informações com a empresa antes do check-in.


É possível levar mala de mão e mochila?

Normalmente, a linha aérea permite que o passageiro leve sua mala de mão e um item pessoal (uma bolsa menor, que também pode ser uma mochila). Não há especificações sobre o tamanho, mas a bolsa ou mochila deve caber abaixo da poltrona.

Sempre confira as regras específicas da linha aérea com a qual você vai viajar, especialmente quando voar com companhias aéreas lowcosts internacionais. Assim você evita gastos com compra de volumes extras.

Jovem com bagagem de mão e mochila em uma escada rolante no aeroporto.

O que pode levar na bagagem de mão?

  • Cosméticos sólidos (batom, protetor labial, desodorante, etc);
  • Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com o nome do passageiro;
  • Medicamentos que não necessitam prescrição médica podem ser carregados na bagagem de mão desde que tenham até 100 ml;
  • Itens pessoais, como documentos, carteira e acessórios pequenos (óculos, joias, cintos, entre outros);
  • Aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e afins;
  • Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo;
  • Em viagens nacionais, os lanches de viagem são permitidos, desde que bem acondicionados. Já em viagens internacionais é necessário ficar atento aos regulamentos alfandegários de cada país. Leia também sobre o serviço de bordo durante a pandemia.
Pessoa montando sua bagagem de mão para a viagem.

O que não pode levar na bagagem de mão?

  • Objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos. Estes devem ser levados na bagagem despachada;
  • Líquidos, géis ou substâncias pastosas devem ser carregadas em uma embalagem plástica – veja abaixo as regras para transporte de líquidos em voos nacionais e internacionais;
  • Alimentos para bebês ou líquidos especiais podem ser carregados apenas na quantidade correta para consumo durante o voo.

Outra observação importante diz respeito aos passageiros com necessidades especiais: aqueles que possuem cadeira de rodas completamente desmontável tem direito a levar o item como bagagem de mão, mas o mesmo é transportado no porão.

Passageira em um aeroporto levando mala como bagagem de mão

Líquidos bagagem de mão: quantos mililitros posso levar?

Líquidos em voos nacionais

Existem limites para o transporte de líquidos, sejam eles em pasta, creme, gel ou aerossol. É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

E a pergunta que não quer calar em tempos de pandemia: podemos levar álcool gel na bagagem de mão? Segundo a ANAC, em voos nacionais, é permitido levar frascos de até 500ml de álcool gel, porém o limite é de 2kg ou 2L no total, incluindo todos artigos perigosos (por exemplo, latas de aerossol).

Líquidos em voos internacionais

Especificamente em voos internacionais, cada frasco líquido deve ter no máximo 100 ml, e a maioria dos aeroportos exige que os frascos estejam dentro de sacos plásticos transparentes e fechados hermeticamente. Segundo a ANAC, as mesmas regras valem para o transporte de álcool gel na mala de mão em viagens internacionais.

Posso levar bebidas em voos?

Já para bebidas há regras específicas. É possível carregar 5 volumes de até 1 litro cada, com percentual alcoólico abaixo de 70%, dentro da embalagem de varejo, isto é, a original do fabricante. Se o limite for ultrapassado, as garrafas serão descartadas.


Regras de bagagem das companhias aéreas brasileiras

Preparamos guias sobre as regras em relação às bagagens despachadas e as de mão, considerando as especificações das principais companhias aéreas brasileiras. Confira:

Bagagens em épocas de COVID

Não há nenhuma nova regra em relação às bagagens por conta da pandemia do coronavírus. Porém, é importante lembrar que tanto a administração dos aeroportos quanto as companhias aéreas estão adotando medidas de segurança para reduzir o contato entre os passageiros e funcionários.

Ao viajar unicamente com a sua mala de mão, por exemplo, é possível evitar o check-in presencial no balcão da companhia aérea e fazer todo o processo por canais digitais.

Passageira com máscara de proteção sentada em sua bagagem de mão no aeroporto.

Além disso, é importante sempre ter consigo álcool em gel, um dos produtos recomendados para a manter a higiene pessoal e se proteger contra o contágio por coronavírus. O produto não só pode, como deve ser utilizado durante as viagens aéreas.

Como comentamos antes, é preciso estar atento às regras para transportá-lo: o álcool gel na bagagem de mão é limitado a não mais que 500 ml por recipiente. No caso de voos internacionais, os frascos de álcool gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml.


PUBLICADA EM: 27/01/2021 16:53:49 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: https://www.skyscanner.com.br/